Olá pessoal, hoje vamos falar sobre o Coronavírus (COVID-19), e como as informações não param de chegar,  irei responder algumas das dúvidas mais mais comuns.

Muitos têm perguntado sobre as crianças frequentarem a escola. Precisaremos seguir as orientações dos órgãos gestores sobre essa questão, pois em nível coletivo eles serão sempre os melhores para nos guiar. Alguns estados já suspenderam as aulas, é possível que mais estados ou cidades suspendam. Fiquem atentos!

Quanto à vacina da gripe. Ainda não temos vacina contra o Coronavírus, mas a vacinação contra gripe deve ser realizada, pois evita que o influenza sobrecarregue o sistema respiratório. O Coronavírus tende a ser mais grave em quem está enfraquecido e já com alguma doença infecciosa.

Os adultos com Cardiopatia Congênita e pacientes mesmo crianças que têm lesões residuais ou ainda não corrigiram cardiopatias graves, embora não estejam na faixa etária de risco, devem se cuidar e ser cuidados, reforcem as precauções de higiene e evitem exposições desnecessárias.

A hora é de privação, de cuidado com nós mesmos e de respeito aos outros.

Vamos todos ficar atentos aos cuidados sugeridos pela OMS, Fiocruz, Sociedade Brasileira de Infectologia e órgãos que amparam e orientam sobre as doenças pandêmicas.

– Dra. Vanessa Guimarães: Cardiologia pediátrica, UTI cirúrgica e Transplante Cardíaco –