Amanhã começa oficialmente o inverno 2018!

Tempo gostoso para ficar em casa com a família, comer comidinhas gostosas e bebidinhas quentes com as crianças. O lado B dessa diversão são as doenças de inverno: gripes, resfriados, a turma da “ite´s” (sinusite, rinite, amigdalite) e até mesmo doenças mais graves como pneumonia e meningite.

Para fazer frente a essa turma da pesada, a receita é simples para todas as crianças e adultos: vacina contra a gripe, alimentação super saudável, muita água (para aqueles que não têm restrição hídrica na dieta), lavar as mãos antes de pegar alimentos ou de colocá-las no rosto, boca, nariz ou olhos.

Não esquecer das roupas quentinhas e de manter distância segura de outras pessoas que estejam doentes. Atenção às mamães de crianças cardiopatas: o cuidado deve ser redobrado!!!

Se o seu filho não está em acompanhamento contínuo, visite o cardiopediatra o quanto antes para uma avaliação cuidadosa do quadro clínico dele. Talvez seja necessário ele tomar um medicamento a mais, o palivizumabe, para mantê-lo protegido de um vírus que é muito malévolo para a saúde das crianças cardíacas: o sincicial respiratório.

No mais, bem protegidinhos, vamos aproveitar o inverno para as gostosuras da estação, incluindo as festas juninas!