No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 20% das crianças são obesas, meus queridos E hoje, 3 de junho, no Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, venho reforçar o alerta para a prevenção desta condição que pode causar consequências drásticas para a saúde dos pequenos.

É importante que a família procure um profissional especializado para um diagnóstico e acompanhamento adequados.  Os pais e cuidadores devem estar sensibilizados para o problema, mas a culpabilização da criança deve passar longe dos momentos de conversa, pois podem atrapalhar o processo do tratamento.

É preciso que a família como um todo busque hábitos mais saudáveis, como passar mais momentos juntos; fazer refeições balanceadas e sempre à mesa; procurar momentos de lazer; praticar atividades físicas e assim por diante!  Essas medidas podem evitar que crianças sejam adultos obesos.

Hoje, crianças obesas de 2 anos têm 75% de chance de serem adultos obesos e de desenvolverem doenças como diabetes, resistência a insulina, hipertensão, doenças cardiovasculares e muito mais!

– Dica Dra. Vanessa Guimarães –