Eu, Cardiopata é um trabalho independente, com o intento de proporcionar integração e inclusão para as crianças portadoras de cardiopatia congênita, por meio de atividades como pintura, ilustrações e jogos, que refletem momentos reais, por meio de linguagem lúdica, para abraçar a realidade dos pequenos pacientinhos.

Disponível no Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/livro/eu-cardiopata

Sobre a autora:

Dra. Vanessa Guimarães levou consigo, desde a infância, o sonho de ser médica. Mais especificamente, sempre quis ser pediatra!

Já em sua Graduação pela Universidade Federal de Alagoas, desenvolveu um olhar atento às necessidades de seus pacientes e familiares, procurando enxergar além das doenças do corpo.

Dra. Vanessa iniciou aí sua trajetória como médica do corpo e dos sentimentos dos seus pequenos pacientes e seus pais.

Em São Paulo ingressou na residência em Pediatria no Hospital Infantil Darcy Vargas. Foi um período enriquecedor num hospital voltado à população pediátrica, especialmente de regiões periféricas da cidade.

Apaixonada pela Pediatria, Dra. Vanessa interessou-se pela área da Cardiologia Pediátrica e foi buscar no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo sua segunda especialização. Num país onde os pequenos corações tanto necessitam de tratamento, ela viu em sua especialidade o modo de pôr em prática um propósito nascido na época da universidade: o de devolver à população o que fora investido em sua formação.

Atualmente Dra. Vanessa é médica assistente da UTI Cirúrgica e do Grupo de Transplante Cardíaco Pediátrico do Instituto do Coração e Coordenadora do Núcleo de Cardiologia Pediátrica do Hospital Sírio-Libanês. Além de atuar em consultório e ministrar aulas, Dra. Vanessa atua de forma ininterrupta com algo que ama: ações de humanização em ambos hospitais.

– Dra. Vanessa Guimarães: Cardiologia pediátrica, UTI cirúrgica e Transplante Cardíaco –