Cansaço nas mamadas ou nas brincadeiras, pontas dos dedos e/ou lábios roxos, dificuldade de ganho de peso e respiração acelerada mesmo em repouso. Se o seu filho apresenta esses sintomas, isso merece atenção e uma consulta com o cardiopediatra.

Somente esse especialista pode afastar ou confirmar uma doença cardíaca, assim como tratá-la adequadamente, seja com medicamentos, cateterismo, cirurgia ou apenas com acompanhamento clínico.

Lembre-se: as doenças do coração podem se manifestar em qualquer fase da vida mesmo para quem nasceu com o coração saudável. Na dúvida, você sempre pode contar com o cardiopediatra, para orientá-lo.

A saúde da criança tem que ser cuidada por um pediatra e, se houver suspeita de problemas no coração, por um cardiopediatra que, além de cardiologista também é pediatra. Isso porque, no adulto, as cardiopatias são adquiridas ao longo da vida e, nas crianças, embora existam os problemas adquiridos como a febre reumática, a maioria das doenças são de nascença, congênitas. Isso faz com que os sintomas e, muitas vezes, o diagnóstico sejam diferentes num e noutro caso.

Então, meus queridos pais, está nas mãos de vocês cuidar para que seu filho tenha uma infância saudável e adequada para cada etapa da sua vida e lembrem-se: ninguém melhor do que um cardiopediatra para descartar ou cuidar dos problemas cardíacos do seu pequeno e também para fazer a prevenção de problemas cardiovasculares no futuro, quando ele for um adulto.

– Dra. Vanessa Guimarães Cardiopediatra –