Olá meus queridos, tudo bom? Agosto dourado é o mês de incentivo à amamentação, e teremos várias postagens sobre o assunto em nossas redes!

A semana é do aleitamento materno, mas peculiaridades existem e vim então enaltecer essa doação abençoada da querida @michellebranzani.

São inúmeras latas de leite Monogen, excelente para lactentes que precisam receber dieta com mais TCM (triglicerídeos de cadeia média) do que TCL (triglicerídeos de cadeia longa), como é o caso das que apresentam quilotórax.

Esse leite não é vendido no Brasil e cada lata custa cerca de R$ 290,00.  Agora todos vocês entendem a importância da doação da @michellebranzani que contou com a ajuda de uma vakinha!!

Vou aproveitar para falar um pouco sobre quilotórax, que é uma drenagem do líquido chamado linfa de causa espontânea ou secundária a algumas doenças e no caso dos cardiopatas a lesão acidental do ducto torácico durante a cirurgia cardíaca.

O ducto torácico é quem carrega a linfa que é rica em gordura, além de proteínas e células sanguíneas de defesa, os linfócitos.

Com a obstrução ou a lesão do ducto torácico ocorre vazamento de linfa para cavidades do tórax- mediastino, espaço pleural e quando no abdome- a cavidade peritoneal, quando recebe o nome de quiloperitônio.

Essa condição leva a desnutrição e queda da imunidade da criança com predisposição a infecções.

A dieta pobre em TCL é necessária e muitas vezes resolve esse problema por diminuir a produção da linfa e a cicatrização do ducto torácico.

Felicidade demais pessoal!! Atitudes assim me emocionam e fortalece a certeza de que o bem gera o bem!!

– Dra. Vanessa Guimarães: Cardiologia pediátrica, UTI cirúrgica e Transplante Cardíaco –