Dra. Vanessa Guimarães

Início/Dra. Vanessa Guimarães
Dra. Vanessa Guimarães2018-11-06T16:07:48-03:00
Dra. Vanessa Guimarães Borges

Foto: Michele Mifano

Dra. Vanessa Alves Guimarães Borges possui graduação em Medicina, pela Ufal – Universidade Federal de Alagoas (2004), tendo sido agraciada com o Prêmio Prof. Abelardo Duarte – Láurea Acadêmica, conferido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (2005).

Fez residências médicas em Pediatria, pelo Hospital Infantil Darcy Vargas, São Paulo-SP (2007), e em Cardiologia Pediátrica (2009) e Terapia Intensiva Cirúrgica (2010), pelo InCor-HCFMUSP  – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia, da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Vanessa tem título de Especialista em Pediatria, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2008), e Certificado de Especialista em Assistência Circulatória, pelo Stollery Children’s Hospital, Edmonton-AB-Canadá (2012). Em Boston, nos Estados Unidos, estagiou (2009) na Cardiac ICU do Boston Children’s Hospital, na Havard University.

No InCor-HCFMUSP, é médica assistente das equipes da Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica Infantil e do Programa de Transplante Cardíaco Pediátrico, além de ser coordenadora do ECMO TEAM do hospital. Atua como cardiologista pediátrica também nas equipes dos hospitais Sírio Libanês e do Coração (HCor) e coordena o Módulo de Cardiologia, do Programa de Pós-Graduação em Pediatria Clínica do Naes (Núcleo Avançado de Ensino em Saúde), da Facis (Faculdade de Ciências da Saúde).

A médica é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia e revisora do periódico Cardiology in the young, Cambridge-MA-USA.

É autora e coautora de diversos artigos científicos, guidelines e diretrizes em sua especialidade, tanto no Brasil quanto no exterior (saiba mais). Colunista do site Ativo Saúde

Artigos Publicados