Tudo o que você precisa saber sobre Defeito do Septo Atrioventricular Total (DSAVT)

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Olá meus queridos, tudo bom? Este é um dos conteúdos do meu do projeto “Pupilos da Dra. Vanessa”, que irá contar com a presença de estudantes e profissionais da área da saúde, trazendo conteúdos exclusivos para vocês!

Por: Milla Sallenave e Dra. Vanessa Guimarães CRM 118.641

O Defeito de Septo Atrioventricular Total (DSVAT), também chamado de defeito do canal atrioventricular ou defeito do coxim endocárdio, é uma combinação de defeitos cardíacos, que acontece quando há uma falha na fusão dos coxins endocárdicos.

Com isso o defeito inclui:

  1. Defeito do septo atrial, classificada como comunicação interatrial (CIA) ostium primum.
  2. Uma única valva atrioventricular, com 5 folhetos (“portinhas”), separando as cavidades superiores das inferiores do coração (átrios e ventrículos) – lembrando que o comum é termos 2 valvas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo (tricúspide e mitral);
  3. Defeito do septo ventricular, que é comunicação interventricular (CIV) perimembranosa de via de entrada (não restritiva).

Prevalência na população
Os defeitos do septo atrioventricular total e o parcial, representam 5% dos defeitos congênitos do coração. E, de todos o casos de DSAVT, 30% tem Síndrome de Down.

Faixa etária
O bebê já nasce com o defeito.

Sintomas
É do tipo acianótico, com aumento de fluxo pulmonar, gerando sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), que provoca sintomas como respiração acelerada, falta de ar enquanto come, baixo ganho de peso e sudorese, que geralmente se apresenta entre 4 e 6 semanas de idade. O bebê pode apresentar pneumonias de repetição e sopro.

Diagnóstico
É feito pelo ECO fetal ou no teste do coraçãozinho, pelo exame físico com ausculta de sopro e sintomas de ICC, além de ECG, radiografia de tórax e o ecocardiograma.

Tratamento
É cirúrgico. Diuréticos e vasodilatadores apenas aliviam os sintomas.


– Dra. Vanessa Guimarães: Cardiologia pediátrica, UTI cirúrgica e Transplante Cardíaco –

Mais para explorar

Rolar para cima
Iniciar Conversa
Olá! Como posso ajudar?