Pessoal, o dia 02 de Abril é o Dia de Conscientização do Autismo.  E não há nada melhor para isso do que a informação, não é mesmo? Por isso, venho aqui, meus queridos, chamar atenção de vocês para alguns dados muito importantes sobre esse assunto!

Para ilustrar este tema tão especial, uma tirinha linda da @turmadamonica – que eu adoro pouco!

Cerca de 1 em cada 42 meninos e 1 entre 189 meninas nascem com autismo. Ou seja, a condição é mais frequente que HIV positivo, o câncer e o diabetes infantil somados! A incidência é maior entre eles: são 5 meninos  para cada 1 menina.

O TEA, ou transtorno do espectro autista, afeta três áreas do desenvolvimento: comunicação, interação social e comportamento. Seus sintomas aparecem antes dos 3 anos de idade, normalmente pela combinação entre fatores genéticos e condições ambientais. Segundo a literatura médica, existem mais de 330 genes envolvidos no TEA.

Entre as condições ambientais, estão a exposição a toxinas e o uso de medicações. Atente para os seguintes sinais que surgem por volta dos 2 anos de idade, que podem indicar que a criança precisa de avaliação especializada: (1) ausência ou atraso de fala; (2) pouco ou nenhum contato visual; (3) não responde ao próprio nome; (4) tem dificuldade de brincar com as crianças da mesma idade; (5) brinca sem funcionalidade (tipo enfileirar brinquedos).

Lembre-se: criança bem diagnosticada e tratada é uma criança que tem mais espaço para superar suas dificuldades e realizar seus potenciais! Com a criança com autismo não é diferente! Elas merecem o nosso amor, proteção e respeito!

– Dica Dra. Vanessa Guimarães –