Oxigenação Extracorpórea por Membrana para Intervenções Coronarianas

Oxigenação Extracorpórea por Membrana para Intervenções Coronarianas Percutâneas Complexas em Pacientes sem Choque Cardiogênico

Demonstrou-se que a oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) pode fornecer suporte cardiopulmonar, durante intervenções coronarianas percutâneas (ICP), em pacientes com choque cardiogênico refratário. As diretrizes atuais consideram o uso da ECMO e dos dispositivos implantáveis para assistência ventricular esquerda ​​em pacientes selecionados com síndrome coronariana aguda e elevação do segmento ST (SCST-ACS). As ICPx de alto risco continuam a ser uma estratégia de revascularização viável para os pacientes que não são adequados para a cirurgia ou aqueles que a recusam.

No entanto, esse subconjunto de pacientes é considerado extremamente elevado em risco de complicações de ICP, pois existe o risco de colapso hemodinâmico durante inflações de balão ou procedimentos complexos, em particular, se ocorrer dissecção coronariana com fechamento de vaso sem refluxo. Este capítulo é dedicado ao uso do suporte com ECMO para ICP complexas de alto risco, em pacientes com NSTE-ACS sem choque cardiogênico, com base na fundamentação teórica, estudos retrospectivos observacionais de um único centro e exemplos de casos clínicos. Observamos os pacientes com NSTE-ACS consecutivamente admitidos em nosso hospital em 2012. Todos os pacientes tiveram doença coronária multivasis (estenoses de duas ou mais artérias epicárdicas significativas e / ou ramos grandes (≥2,5 mm) ≥70% e / ou estenose da artéria coronária esquerda principal (LMCA) ≥50%).

Em geral, os pacientes com NSTE-ACS (n = 150) apresentaram alto risco de desfechos cardiovasculares adversos (pontuação média GRACE 135 ± 47,6, 40% pacientes apresentaram GRACE ≥140) e um risco cirúrgico significativo: o EuroScore II médio foi 5,7 ± 6,4. A estenose significativa do LMCA foi diagnosticada em 16% dos pacientes, e a média da pontuação SYNTAX foi de 21,3 ± 9,9. Diabetes mellitus foi apresentado em um em cada quatro pacientes, 45% apresentaram história de infarto do miocárdio e observou-se doença arterial periférica em 42% dos pacientes da população estudada (Tabela 1).

O maior número de casos de estratégia de conversão (n = 15) foi relatado entre os pacientes que foram inicialmente selecionados para CABG. Sete pacientes foram transferidos para o grupo de ICP e oito para o grupo de tratamento farmacológico. O principal motivo para a conversão da estratégia foi um risco extremamente elevado de cirurgia associada à idade avançada, sexo feminino, doenças concomitantes graves, obesidade, contratilidade global reduzida do ventrículo esquerdo, patologia valvular e uma condição ruim das partes distal das artérias coronárias.

É importante descrever que a mortalidade hospitalar em pacientes foi inicialmente planejada para CABG, mas, finalmente, receberam apenas tratamento farmacológico e foi extremamente elevada (20%). Se alguma estratégia de revascularização (ICP ou CABG) fosse substituída por um tratamento farmacológico, cada terço desses casos estava associado à mortalidade intra-hospitalar.