Outubro Rosa: cuidar da saúde da mulher também é cuidar do coração da família

Por Dra. Vanessa Guimarães

Outubro Rosa chegou. Este é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que ainda é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Esse cenário precisa mudar, principalmente porque o câncer de mama tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada. Por isso, a prevenção é fundamental.

A visita regular ao ginecologista, pelo menos uma vez ao ano, é indispensável, assim como a realização periódica de exames de imagem, como a mamografia e, em alguns casos, o ultrassom das mamas.

Nos estágios iniciais, o câncer de mama geralmente não é detectado pelo autoexame, já que o tumor ainda não é palpável. Muitas vezes, ele só é identificado por meio desses exames, reforçando a importância do acompanhamento médico regular.

A atenção deve ser ainda maior para mulheres com histórico familiar de câncer de mama. Nessas situações, o acompanhamento médico costuma ser mais frequente e personalizado, justamente para aumentar as chances de diagnóstico precoce.

Talvez você esteja se perguntando por que uma cardiopediatra aborda esse tema. A resposta é simples: quando cuidamos da saúde da criança, inevitavelmente precisamos olhar também para a saúde da família — e, em especial, da mãe.

A mãe exerce um papel central no cuidado, no afeto e na organização da rotina da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Durante as consultas, faço questão de perguntar sobre a saúde dos pais e sempre incentivo que eles também cuidem de si. Esse cuidado reflete diretamente no bem-estar emocional e físico da criança e contribui para o sucesso de qualquer tratamento.

Cuidar da saúde da mulher é, também, cuidar do coração dela e do coração dos seus filhos.

Prevenção salva vidas. Vamos falar sobre isso.

GOSTOU DESTA NOTÍCIA, DEIXE UM COMENTÁRIO

mais
Publicações