Comer uma maçã por dia diminui os níveis de LDL no sangue, aquele colesterol ruim, envolvido na formação das placas que entopem as artérias do coração (infarto) e do cérebro (AVC).

Ótima notícia, não é mesmo, pessoal?!

Ainda mais que a fruta cai super bem no lanche das crianças e dos adultos também!

É muito prática para levar na bolsa e na lancheira.

Mas, atenção, ela tem que ser comida com a casca, porque é nela que estão a pectina e mais de 50% dos polifenóis que, potencializando uns aos outros, dão esse resultado.

Então, capriche na higienização!

E aqui também a gente tem outra dica importante de um estudo publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, de 2017.

Para limpar a fruta  e retirar boa parte dos agrotóxicos de sua casca, basta lavar a maçã em água de torneira por dois minutos e, depois, mergulhar ela em água misturada com bicarbonato.

Seu filho não gosta de maçã? Aqui vale a máxima de que é a frequência que faz o hábito.

Inicie com pequenas porções, um bocadinho por dia, e vá aumentando conforme a aceitação.

Ah, não exagere: o ideal é uma por dia ou, no máximo, se for irresistível, três!

Mais do que isso, começa a fazer mal.

Bom apetite!


– Dra. Vanessa Guimarães: Cardiologia pediátrica, UTI cirúrgica e Transplante Cardíaco –